sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

LEITÃO MATURADO- PRATO TIPICO DO PARANÁ

Ingredientes: Ingredientes 01 leitão tipo carne (leitão light), com peso bruto (vivo) nunca superior a 40 kg, sal, pimenta do reino, noz-moscada ralada, açúcar e sal de cura (nitrito de sódio). INGREDIENTES PARA TEMPERAR 10 KG DE CARNE 220 gramas de sal refinado (2,2%) 10 gramas de sal de cura (0,1%) 01 colher (de chá) rasa de noz-moscada 01 colher (de sopa) rasa de açúcar e pimenta do reino a gosto.
Preparação: Limpar o leitão, retirar a cabeça e os pés e desossar. Pode ser inteiro ou em partes, trabalhando a carne para que fique com espessura igual em mantas. É necessário que o animal seja do tipo light porque esse tipo de suíno possui pouquíssima gordura e com isso a carne pode ser assada com a pele, dando melhor aparência, além de que a pele é bastante apreciada. Desossado o leitão, aplica-se manualmente o tempero a seco, de maneira uniforme e em ambos os lados. Após temperado, acondicionar a carne em bandejas plásticas apropriadas para guardar alimentos, e levar a conservação em geladeira por um prazo entre 03 e 04 dias. Durante esse período, virar a carne duas vezes por dia, passando a parte de cima para baixo. Não se deve jogar fora o caldo que vai se formar no fundo da vasilha e sim retira-lo ao virar a carne e com ele regá-la novamente. Após os 04 dias de maturação, assar em churrasqueira com fogo brando e servir.
NOTA: Receita criada por Roque Ademir Karoleski. A receita culinária do leitão maturado foi registrada no Cartório de Títulos e Documentos da cidade de Goioere-Pr, Brasil. em nome da prefeitura municipal. Em 2003, a lei municipal 1.633/2003 instituiu Leitão maturado como prato típico do município que fica no centro-oeste do estado do Paraná, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário