quarta-feira, 20 de março de 2013

APRENDA A FAZER OVOS DE PÁSCOA



Para fazer os ovos de chocolate, são necessários alguns materiais básicos como um pirex de vidro (para derreter o chocolate), uma espátula de metal, uma colher de plástico, a fôrma de silicone ou plástico, papel manteiga e uma assadeira para levar o chocolate para secar na geladeira. Esses utensílios são encontrados em casas que vendem artigos para festas.
Confira o passo-a-passo da receita básica de ovo de chocolate.
Ingredientes:
350 g de chocolate ao leite
1 fôrma de ovo de 250 g
papel-alumínio, o quanto baste
 
 
Modo de preparo:
1. Separe os ingredientes pedidos na receita.
2. Separe o chocolate em 3 porções iguais. Coloque 2 porções de chocolate num refratário. Corte a porção restante em pedaços bem pequenos e coloque num outro recipiente.
3. Leve o recipiente com as 2 porções ao microondas por 40 segundos, na potência alta.
4. Retire o recipiente do microondas e misture até ficar homogêneo.
5. Acrescente o chocolate picado no recipiente com o chocolate derretido e misture até que o chocolate não apresente nenhum pedaço.
6. Este processo chama-se temperar e é fundamental para que o ovo não se derreta posteriormente.
7. Segure a forma limpa nas mãos e coloque 3 colheres (sopa) de chocolate derretido dentro de cada buraco. 
8. Com a própria colher, puxe o chocolate do centro para as bordas da forma, cobrindo toda a superfície da forma. 
9. Vire a forma para baixo, para que o excesso de chocolate saia da forma.
10. Vire a forma novamente para cima e passe uma espátula, ou uma faca sem serra, na superfície da forma, retirando o excesso de chocolate das bordas.
11. Cubra a forma com papel alumínio e coloque sobre uma tábua, com a superfície plana voltada para baixo.
12. Leve à geladeira e deixe resfriar por 5 minutos. 
13. Retire a forma da geladeira, retire o papel alumínio e repita todo o procedimento acima por 2 vezes. No total, serão feitas 3 camadas.
14. Após a terceira camada, deixe a forma por cerca de 10 minutos na geladeira, com a superfície plana, da forma, virada para baixo. 
15. Espere até que o ovo se desprenda da forma. Observe as bolhas que se formam.
16. Retire a forma da geladeira e deixe o ovo se desprender da forma sobre uma tábua, forrada com papel alumínio. 
17. Deixe secar por cerca de 12 horas, num ambiente seco e arejado.
 
18. Após a secagem do ovo, embrulhe cada metade com papel alumínio, próprio para bombons. Recheie o ovo com bombons de sua preferência, junte as metades e finalize com papel celofane. Amarre uma fita e guarde em ambiente seco e arejado.
INCREMENTANDO O SEU OVO DE PÁSCOA (OUTRAS RECEITAS)
OVO CROCANTE
Rendimento: 1 ovo de 500g
Ingredientes: 500g de chocolate ao leite; 1 fôrma para ovo de Páscoa de 500g; 1 xícara de chá de açúcar; 1 colher de sopa de manteiga; 1 xícara de chá de amendoim torrado e moído; manteiga para untar o mármore.
Modo de Preparo:
Para fazer o crocante: Leve o açúcar ao fogo até caramelizá-lo. Misture a manteiga e junte o amendoim. Despeje sobre o mámore untado e, depois de frio, passe o rolo para triturar.
Ovo: Derreta e espere o chocolate esfriar. Acrescente o crocante triturado, misturando-o ao chocolate derretido (você pode também utilizar flocos de arroz, castanha-de-caju, nozes, amendoim, castanha-do-pará, passas). Divida a mistura ao meio e despeje de uma só vez na fôrma e gire-a, para que o chocolate se espalhe por igual. Leve à geladeira por um minuto e torne a girar. Repita esse processo até que o chocolate tenha recoberto todo a fôrma. Apare as rebarbas com uma espátula, para formar as bordas. Coloque a fôrma emborcada sobre papel-alumínio na geladeira, e deixe até que ela fique opaca, indicando que o ovo está pronto para ser desenformado (cerca de 20 minutos).

KINDER OVO

Rendimento: 1 ovo de 500g
Ingredientes: 300 g de chocolate ao leite; 200 g de chocolate branco; 1 fôrma para ovo de páscoa de 500 g; bombons e brindes.
Modo de Preparo: Derreta e molde os dois tipos chocolate separadamente, conforme a receita tradicional para ovo de Páscoa. Banhe a fôrma com o chocolate ao leite duas ou três vezes, dependendo da espessura desejada. No último banho, completo com chocolate branco. Recheie com bombons e brindes para as crianças.

OVINHOS COM MOUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes: 500 g de cobertura de chocolate branco picada; 1 xícara de chá de creme de leite fresco; 1/2 xícara de chá de suco de maracujá concentrado; 350 g de cobertura de chocolate meio amargo picada; 4 moldes para ovinhos de 50 g; 1 pincel 2 folhas de papel-chumbo amarelas; 1 cestinha de palha ou caixa para presentes. Modo de Preparo:
Para fazer a mousse: Coloque num refratário o chocolate branco, o creme de leite e o suco de maracujá. Leve ao banho-maria e misture até obter um creme homogêneo. Espere amornar e leve à geladeira por três horas, ou até adquirir consistência firme.
Ovo: Derreta o chocolate meio-amargo e espere-o esfriar. Pincele os moldes de ovos de 50g com o chocolate derretido. Leve à geladeira para secar e repita este processo até terminar todo o chocolate, formando uma casquinha de espessura média (aproximadamente três camadas de chocolate). Leve os moldes à geladeira até que fiquem opacos, indicando que os ovinhos estão secos. Desenforme dando pancadinhas até que os ovos se soltem completamente. Recheie cada casquinha com uma farta porção de mousse. Feche os ovos, embrulhe-os em papel chumbo e acomode-os numa cesta ou caixa para presentes.

OVO TRUFADO

Rendimento: 1 ovo de 750 g
Ingredientes: 200 g de cobertura de chocolate ao leite; 1/4 de xícara de chá de creme de leite; 2 colheres de sopa de uísque; 500 g de cobertura de chocolate meio amargo; 2 moldes para ovos de 750 g; 1 folha de papel-chumbo; suporte para ovo; folhas de papel de seda; papel celofane transparente e fita.
Modo de Preparo:
Recheio trufado: Pique o chocolate ao leite e coloque num refratário junto com o creme de leite. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, ou no microondas, na potência média, por cerca de dois minutos, mexendo na metade do tempo. Junte o uísque e misture bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar com uma consistência pastosa. Derreta o chocolate meio-amargo e espere até ele alcançar a temperatura ideal. Faça uma farta camada de chocolate meio amargo nos moldes e leve à geladeira até secar. Utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe o recheio por toda a camada de chocolate, deixando um espaço de 1 cm de distância das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Leve à geladeira por mais cinco minutos. Faça mais uma camada de chocolate por cima do recheio, finalizando assim a terceira camada. Leve novamente à geladeira até ficar firme. Raspe o molde com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire os moldes, deixando-os emborcados sobre a grade da geladeira até que estejam opacos, indicando que o ovo pode ser desenformado. Utilizando luvas para não marcar o chocolate, desenforme e embale cada metade no papel-chumbo. Finalize com as folhas de papel de seda, celofane e o laço.
Agora é pôr a mão na massa! Não esqueça de fazer lindas embalagens para valorizar ainda mais o seu trabalho. Use e abuse da sua criatividade. Aproveite tecidos, celofanes, vidros, potes, bichinhos de pelúcia, etc. Arremate com laços coloridos.
Boa páscoa e bons negócios!